domingo, 20 de setembro de 2009

Preconceito de quem ???

O título poderia bem ser " Orgulho gaúcho".Mas,isto é tão óbvio!!
Ontem, li na Zero Hora uma entrevista com alguém que mora em São Borja - RS. Esta pessoa, que é funcionário público federal, mora em "meu" estado por obrigação de seu trabalho. Na verdade, ele é paulista, e tal entrevista aconteceu devido a uma carta escrita por ele, onde são enumerados todos os defeitos rio-grandenses já que qualidades, o Rio Grande do Sul não tem nenhuma. Esta pessoa, Sandro Amoroso Pacheco, diz não ter nada contra os gaúchos, tem amigos gaúchos. Sua ira é contra o Rio Grande! Mas, o Rio Grande não é composto por gaúchos?
Ele fala mal de nosso churrasco! Diz que em São Paulo o churrasco é feito de carne macia, de primeira e, por aqui, a carne é dura, de segunda! Será que churrasco de filé, ou vitela é melhor?
Eu também não tenho nada contra os paulistas. Tenho uma vizinha que é paulista. Não conheço São Paulo e desculpe, nem quero conhecer! Diz ele que se chegássemos a nos separar do Brasil, teríamos que trazer o Paraná junto pra que não morrêssemos de fome...
Eu sempre soube, desde menina, que "paulista não gosta de gaúcho". Por quê? Sinceramente, não sei! Mas, acho que acabei de descobrir!
Hoje, recebi por e-mail um texto que traz por autor, Arnaldo Jabor. Coincidentemente, falando de paulistas e gaúchos. Sendo o Jabor paulista (talvez, uma exceção entre todos?!) me pegou de surpresa. E concordo com ele em cada palavra.
Todos nós, gaúchos, paulistas, cariocas, catarinenses e até os argentinos, o mundo inteiro, enfim, temos muitos defeitos. E, todos, da mesma maneira, várias qualidades. Como aquele senhor, da entrevista, não tenho nada contra os paulistas e não preciso conhecer São Paulo para saber que o churrasco lá, para nós aqui, não passa de bife na chapa; que São Paulo apesar de seu tamanho, de seu sucesso como estado mais desenvolvido deste país, como "cidade do mundo", não tem alma, não tem coração, não tem tempo, muito menos personalidade ou orgulho de si mesmo, de sua terra!
Não podemos comer orgulho, nem terra. Mas, somos um povo que se orgulha de si mesmo ainda que esfarrapado; que se orgulha de sua capital ainda que provinciana e, como disse Jabor, demonstramos amor ao Rio Grande do Sul até cantando o Hino brasileiro antes de cantarmos nosso próprio hino! Jabor afirma que São Paulo tem um hino. Algum paulista sabe, pelo menos o refrão, assim, na ponta da língua?- Vou perguntar a minha vizinha. Quem sabe, talvez ela saiba...
Descobri porque São Paulo não gosta do Rio Grande do Sul (os paulistas não têm nada contra os gaúchos, lembram?). É porque São Paulo não tem raízes, não tem "raça"! É um estado de muitos povos, estrangeiros da mesma pátria, cada um lutando por si! Somos gaúchos, sim! E eu duvido que um gaúcho ignore um paulista ou qualquer outro brasileiro (e até argentino!) ou os ofenda, se eles chegarem desarmados! Gaúcho não ataca, se defende, provavelmente com apenas sua garra, sua coragem. Afinal, aquele senhor que nos acusa de tantos defeitos, com a riqueza de São Paulo, deve ter armas bem mais sofisticadas como, por exemplo, a antipatia, a prepotência, a ganância...
Mas, dos gaúchos ele ainda pode levar uma boa lembrança:- seu maior desejo é voltar para São Paulo. Pois, o povo gaúcho certamente já está orando para que isto aconteça o mais rápido possível!
Churrasco de filé!? Convenhamos!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Sou paulista também e morador de São Borja como o autor do texto enviado ao ZH.Entendo que não foi feliz realmente o comentário do meu conterraneo, mas o que se vai fazer, alguns sublimam os ataques, outros respondem como ele. Em alguns aspectos eu o entendo,(não justifico, entendo somente) pois já fui hostilizado por gaúchos também, mas não em São Borja, onde só tive boas impressões de quem conheci até hoje.Percebo sim, que exite um desconforto por parte de alguns rio grandenses em relação a nós paulistas, no entanto como disse antes, ha de sublimar-se, porque pessoas que rotulam outras, por sua etnia, condição social, nacionalidade, opção sexual etc., sem duvida, são pessoas que detém um tipo de doença que só se torna contagiosa, quando se propaga da maneira que tenho visto pela internet,desde que saiu o artigo. Entrar no mérito de melhor churrasco, melhor futebol, melhor tradição, quem canta melhor o hino....nossa, daqui a pouco vamos estar discutindo o que?.Quando vejo estas coisas, me entristeço, porque na oportunidade que tive de conhecer cidades fora do país, onde existe muita xenofobia, sempre agradeci por vir de um país como o Brasil, tão grande, de um só idioma, de gente amável, hospitaleira,de bom humor, enfim, de bem com a vida, me bofetear a cara com um evento como esse, alvo de tanta discução. Não caiamos no mesmo erro dos outros*, afinal dois erros não fazem um acerto! Discordo e sugiro mais informação antes de opinar sobre um lugar o qual voce mesma disse não conhecer, afinal tuas palavras não correspondem a realidade: São Paulo tem alma,coração e personalidade sim, se não o tivesse, não abrigaria tantos migrantes de todos os rincões do país, inclusive do RS, e emigrantes de todo mundo. São Paulo é o estado mais cosmopolita do Brasil, é um mundo dentro do país.

    Apenas como adendo, gostaria de terminar a conversa com um toque de bom humor pra deixar a esperança de um futuro proximo, melhor para paulistas e gaúchos!
    - Recentemente estive na cidade de Santo Angelo-RS onde me surpreendi com uma frase pixada em um muro, onde dizia: " Yeda Paulista FDP"...não me aguentei, e tive que rir, pois pensei, daqui a pouco,do jeito q a coisa vai, chegaremos ao ponto de uma mãe gaúcha repreender um filho travesso da seguinte maneira: " Ô mininu, para de fazer paulistagem..."!

    Bem por fim, a titulo de esclarecimento: Arnaldo Jabor não é paulista e sim carioca!

    * Autor do artigo e editorial do ZH que ao meu ver deveria ter sido mais sério e não ter publicado um artigo que não traz beneficio pra ninguem!

    Atentamente
    Jorge
    email: paradoxoparelelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Concordo em gênero e número com nosso amigo Jorge e ainda complemento dizendo que Paulistas e Gaúchos se completam pois um depende do outro.O país todo é interdependente pois se não houvesse essa interdependência há muito ele teria se fracionado em diversos países com a série de revoltas que surgiram no passado(Revolução Farroupilha, Revolta de Canudos, Guerra do Contestado, etc..).Sou Paulista de nascimento, admiro muito a cultura gaúcha, sou adepto do chimarrão que é uma delícia, gosto de chamamé e já morei nos três estados do atual Sul do Brasil (desde a época em que nascí até meados de 1.960, São Paulo era parte integrante do sul brasileiro e a influência gaúcha em São Paulo era muito forte não só nos costumes como também no linguajar)e me revolto com essas atitudes de falar mal de outros estados ou mesmo até de outros países.Gostaria que esses revanchismos e ranços deixassem de existir e que todos nós convivêssemos de forma urbana e pacífica pois isso só traz ódio e separação.Abraços a todos os Gaúchos!

    ResponderExcluir

  4. Paulista, para um só instante,
    Dos teus quatro séculos,
    Ante tua terra sem fronteiras,
    O teu São Paulo das "bandeiras"!

    Deixa para trás o presente,
    Olha o passado à frente,
    Vem com Martim Afonso a São Vicente,
    Galga a Serra do Mar!

    Além, lá no alto,
    Bartira sonha sossegadamente.
    Na sua rede virgem do Planalto.

    Espreita, entre a folhagem de esmeralda,
    Beija-lhe a Cruz de estrelas de Grinalda!

    Agora escuta!
    Aí vem, moendo o cascalho,
    Botas de nove léguas, João Ramalho;

    Serra acima, dos baixos da restinga,
    Vem subindo a roupeta,
    De Nóbrega e de Anchieta!

    Contempla os campos,
    De Piratininga!
    Este o colégio,
    Adiante está o sertão.

    Vai, segue a Entrada!
    Enfrenta, Avança, Investe!
    Norte, Sul, Leste, Oeste!

    Em Bandeira ou Monção,
    Doma os índios bravios,
    Rompe a selva, abre minas, vara rios!

    No leito da Jazida,
    Acorda a pedraria adormecida,
    Retorce os braços rijos,
    E tira o ouro, de seus esconderijos!

    Bateia, escorre a ganga,
    Lavra, planta, povoa!
    Depois volta à garoa!

    E adivinha, atrás dessa cortina,
    Na tardinha, enfeitada de miçanga,
    A Sagrada Colina,
    Ao Grito do Ipiranga!

    Entreabre agora os véus,
    Do cafezal, Senhor dos Horizontes!
    Verás fluir por plainos, vales, montes,
    usinas, gares, silos, cais, arranha-céus!

    ResponderExcluir